Quem nunca?? Na rotina de cuidados com os cabelos, sempre precisamos estar espertas, procurando uma solução para as pontas que ressecam facilmente, e deixam as medeixas mais quebradiças, sucetíveis à formar nós, e com uma aparência ruim.
Nesse quesito, os ÓLEOS VEGETAIS nos ajudam muito!
Sim, eu disse óleo vegetal. Já estamos acostumados com o óleo de soja, girassol, e oliva, quem já começou a mergulhar no mundo de beleza natural com certeza já se embesuntou alguma vez com óleo de Coco. Mas existem muitaaasss outras opções; óleo de semente de Maracujá, semente de Uva, de Rícino, Jojoba, Amendoas Doce, Abacate, Rosa Mosqueta, Andiroba, Açaí, Buriti… são infitas as possibilidades e as riquezas desses óleos!
Eles são nutritivos, praticos e perfeitos para acrescentar na sua rotina! Vou te explicar como escolher o melhor óleo para o seu tipo de cabelo, como usar, e algo que você não sabia sobre as grandes indústrias de shampoos.
Podem ser usados direto sobre a pele
Os óleos vegetais possuem uma textura mais densa e gordurosa, podem ser aplicados diretamente sobre a pele ou cabelos. Eles também servem como veículo de diluição dos óleos essencais, que por sua vez já são super concentrados, e não devem ser aplicados diretamente sobre a pele.
Como saber para que são indicados?
O que vai diferenciar um óleo do outro, é a sua composição química! Lembra que toda gordura é formada por ácidos graxos? – simmm, aquela aula de química do ensino médio servia pra algo! – Pois então, a partir dos ácidos graxos que compõe um óleo vegetal, podemos entender quais são suas propriedades. Os principais ácidos graxos são:
Oleico
Linoleico
Ricinoleico
Gadoleico
Palmítico
Linolênico
Laurico
Mirístico
Para ficar mais fácil de comprender, aqui estão os principais óleos vegetais, sua composição, ep propriedades:
Semente de Maracujá e Semente de Uva
70-50% ácido graxo Linoleico; 18% ácido graxo Oleico; 11% ácido graxo Palmítico
Óleos LEVES, funcionam bem para peles secas e oleosas, são rapidamente absorvidos pela epiderme. Ótimas opções para usar pós depilação, e em massagens. Estimulam a elasticidade dos tecidos (previne estrias e celulites). Recomendados para cabelos lisos ou ondulados.
Semente de Abacate, Andiroba, Açai, Amêndoas Doce
50-80% ácido graxo Oleico; 18% ácido graxo Palmítico; 15-30% ácido graxo Linoleico
Óleos “mais oleosos”, MUITO UMECTANTES! Perfeitos para pele e cabelos ressecados. Trazem maciês, brilho, elasticidade, lubrificação. Na pele, perfeitos pós-sol. Nutrem e revitalizam profundamente os fios (recomendados para cabelos cacheados, crespos e afro).
Óleo de Coco
48% ácido graxo Laurico; 20% ácido graxo Mirístico; 8% ácido graxo Palmítico
Embora o óleo de Coco tenha ricas propriedades, ele tem se tornado uma verdadeira tendência, porém, quando se fala em cabelo, ele não nos traz uma gama tão grande de benefícios. Sua principal propriedade é proteger contra perda de água, e desembaraçar fios. Se queremos uma reneração mais profunda, aposte nas outras opções listadas acima!
Receita para pontas saudáveis
- Escolha uma das opções de óleo vegetal acima de acordo com o seu tipo de cabelo.
- Antes de dormir, deposite uma pequena quantidade de óleo na palma da mão (PEQUENA MESMO, como uma circunferência do tamanho de uma moeda de 10 centavos). Vá passando o óleo no cabelo, somente nas pontas, massageando e permitindo que o cabelo absorva bem o óleo. Aproveita esse momento para respirar fundo, se olhar no espelho! É um momento de carinho consigo mesma
- Somente depois de realizar essa etapa, se perceber que o óleo não foi o suficiente, pode aplicar um pouco mais
- Trance seu cabelo e durma um sono reparador! A trança protege os fios do atrito durante a noite, evitando o frizz, a formação de nós, além de facilitar a absorção do óleo.
- Se tudo der certo, você vai acordar com o cabelo lindo, naturalmente ondulado, e com as pontas umectadas! Para uma reparação mais intensa, repita esse processo 3x por semana!
E aíiii como foi? Me conta no DM @floworganica, ou no email [email protected]!