Sim, é chocante e quase inacreditável, mas a sua maquiagem contém chumbo.
Porque? A função do chumbo nos cosméticos é ser um agente fixador, ele garante que o pigmento permaneça na sua pele por mais tempo. Aquele batom vermelho que dura a noite toda, delineador a prova de tudo…. já entendeu né?
Chumbo é um metal pesado e tóxico, especialmente quando há exposição prolongada ou em altas concentrações. Dentre os diversos efeitos nocivos ao nosso organismo, gostaria de salientar:
- Neurotóxico: o sistema nervoso é particularmente vulnerável ao chumbo. A exposição ao chumbo pode causar danos ao desenvolvimento do cérebro em crianças, resultando em atrasos no desenvolvimento cognitivo, problemas de aprendizagem e déficits de atenção. Em adultos, pode levar a problemas de memória, dificuldade de concentração, diminuição da coordenação motora e alterações comportamentais.
- Disruptor endócrino: : O chumbo pode afetar negativamente a fertilidade em homens e mulheres. Nas mulheres, a exposição ao chumbo durante a gravidez pode aumentar o risco de complicações.
Aí você vai falar: mas Alice, eles simplesmente permitem que a gente passe isso na pele? Deve ter algo que regulamenta o chumbo nos cosméticos!
E você tem razão!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável por regulamentar e controlar a segurança e qualidade dos produtos cosméticos no Brasil. Para garantir a segurança dos consumidores, a ANVISA estabelece limites permitidos para a concentração de metais pesados, incluindo o chumbo.
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 481 de 23 de setembro de 1999 da ANVISA, os limites máximos permitidos para chumbo em produtos cosméticos no Brasil são:
- 20 partes por milhão (ppm) para produtos destinados a crianças com até 12 anos de idade.
- 10 ppm para produtos destinados a uso em mucosas (como batons e delineadores labiais).
- 2 ppm para outros produtos cosméticos.
Sim, é muito pouco!
Quase insignificante
quase…
O problema é que assim como outros metais pesados, o chumbo é cumulativo no nosso organismo.
Fazendo uma conta rápida, fica fácil de perceber que essa quantidade que parecia insignificante, já começa a ficar mais preocupante.
Se começamos a usar maquiagem com 15 anos (chutando baixo, considerando a realidade brasileira), ao chegarmos aos 60, já temos 45 ANOS de chumbo acumulado no corpinho. É muita coisa, não é?
mas calma,
não quero dizer que temos que abolir a maquiagem da nossa vida por completo,
a final de contas, a história da maquiagem está intimamente imbutida com a do ser humano (vem conversar mais sobre isso no post.. )
Além disso, você pode trocar o seu demaquilante de farmácia pelo demaquilante natural da FlowOrganica, que retira essas impurezas da sua pele ao final do dia: tps://floworganica.com/produto/demaquilante-bifasico/
Ficou com alguma dúvida? Fala comigo que eu te escuto, no email [email protected]
Beijos,
Alice