Aula de Pilates Particular

Pilates é um método que foi desenvolvido por Joseph Pilates, um alemão que atuou na 1ª guerra mundial como enfermeiro, recuperando os feridos de guerra e treinando soldados com os exercícios que criou. Pilates fazia uma crítica grande ao treinamento ao qual estes eram submetidos, por sua excessiva ênfase na musculação, e não na respiração e na flexibilidade. Joseph adaptou as camas, cadeiras e matérias que ele tinha disponível no hospital com molas e faixas para realizar os exercícios. Essas máquinas foram revolucionárias, e versões mais modernas delas são usadas nos estúdios até hoje.

Tal como seus precursores, o Yoga e o RPG, o Pilates é muito focado na pelve e na coluna, pois são nestes locais que a maioria das compensações se iniciam e acumulam.

Joseph queria despertar o prazer do exercício em todos, por meio de um trabalho que priorizasse a calma, relaxamento, concentração, força, flexibilidade e movimento, em oposição à outros métodos que se preocupam apenas com a força e hipertrofia. A vitalidade do nosso corpo vai se perdendo conforme vamos cultivando uma postura desalinhada, nosso corpo se torna fadigado e super-compensado devido à grande carga de estresse mecânico sobre ele. O nosso desequilíbrio não se limita ao corpo, mas também influencia o nosso estado mental e emocional, contribuindo para um sentimento geral de exaustão e perda de vigor.

Para que possamos resgatar essa vitalidade, é essencial reestabelecer uma boa circulação sanguínea. É através dela que nosso sangue limpa o corpo dos resíduos metabólicos. Por isso que o movimento cura, pois o aumento da circulação leva sangue mais puro e oxigenado para músculos, órgãos e glândulas, melhorando as suas funções. O Pilates se pauta em 6 princípios básicos de controle do corpo:

  • CONCENTRAÇÃO em cada movimento e respiração
  • CENTRALIZAÇÂO, o Pilates foca muito na power-house, grupi de músculos centrais que estabilizam o tronco e alinham a postura
  • FLUIDEZ, os movimentos devem ser realizados com controle e suavidade. Nenhum movimento é isolado, um é sempre a preparação do outo
  • RESPIRAÇÂO, a técnica é a mesma do Hatha Yoga
  • PRECISÂO para evitar o risco de lesões. Prioriza-se a qualidade sobre a quantidade
  • CONTROLE dos movimentos e da respiração
  • RELAXAMENTO, principalmente quando o praticante tem tendência excessiva ao controle e tensão

Os exercícios do Pilates foram desenvolvidos com o objetivo de integrar todos esses princípios, por isso são tão importantes.

O Pilates pode ser subduvidido em duas modalidades, a de Solo, e de Studio (aparelhos). Eu trabalho com ambas, a de Studio no Essencial Pilates Integrativo (localizado no bairro Córrego Grande, Fpolis), e de Solo no Espaço Juliana Losso (localizado no bairro Lagoa da Conceição, Fpolis), e também particular, a domicílio.

Nessa modalidade (solo), trabalhamos com o peso do nosso corpo no chão. Acessórios como a bola suiça e faixa elástica e facilitam a prática e adicionam resistência conforme a evolução do aluno. Fazem parte do treino a mobilidade, estabilização, fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio. A prática é indicada para todas as idades, e orientada por uma Fisioterapeuta, que dá assistência na prática e na qualidade dos movimentos de forma a previnir e tratar lesões.

Se interessou por uma aula experimental? Agende via: [email protected]