O verão está batendo na porta de novo, e o assunto que está em alta é o SOL! Para os amantes da estação, estamos extasiados em finalmente vê-lo de novo! Já dá para sentir o cheiro de sal no ar, a água fresca na pele e o calor no corpo.
Maaass, FICA ESPERTA, não vacila não porque o solzinho não está pra brincadeira! E o que eu mais tenho recebido de perguntas nesse inicio de verão é: “Os seus produtos tem proteção solar?”
Para afirmar que um produto qualquer seja PROTETOR SOLAR, ele precisa ser capaz de bloquear a radiação ultravioleta que vem do sol.
A radiação ultravioleta tem alto poder de penetração na pele humana, e consegue se acumular nas camadas mais internas da pele.
Radiação UVA: Maior comprimento de onda. É a menos prejucial, PORÉM, é a que mais alcança a terra e mais penetra na pele. Exposição prolongada causa perda de elasticidade e luminosidade, surgem rugas e flacidez na pele (danos a longo prazo).
Radiação UVB: Parcialmente bloqueada pela camada de ozônio. Possui maior incidência no verão, e em regiões de grande altitude e próximas da linha do equador. Mais intensa das 10-15hs. Causa vermelhidão e queimaduras na pele (queimadura imediata).
MAS ENTÃO, QUAL A MELHOR FORMA DE APROVEITAR O SOL?
- Se expor sem protetor solar entre as 11h e as 14h, durante APENAS 10 -15 min, 2 a 3x por semana. Apesar dos efeitos danosos da radiação UVB, cerca de 90% de toda a vitamina D necessária ao nosso organismo é formada na pele através dela. Muitas doenças podem ser evitadas, pois nosso DNA apresenta 2.776 pontos de ligação com receptores para a vitamina D, portanto, todas as células de nosso corpo possuem receptores para esta vitamina, e mais, a produção da vitamina D vai diminuindo com a idade, o que significa que pessoas mais idosas devem tomar mais sol.
- Cuidado com os horários!!! Fora esses minutinhos que são saudáveis para absorção de Vit D, busque se bronzear apenas das 7-10h, e das 16hs em diante.
PROTETOR SOLAR
Apesar dos filtros solares serem úteis, seu uso indiscriminado pode trazer sérios problemas. Um dos fatores é seu uso em excesso, pois a pele precisa ficar exposta em hora adequada do dia para que ocorra a síntese de vitamina D. Pesquisadores da Universidade de Riverside, Califórnia, em 2006, confirmaram a alta toxicidade dos filtros químicos contidos em protetores solares. Um estudo realizado pela USP em 2004, demonstrou que dentre 9 filtros, 8 apresentavam atividade estrogênica.
Maaaaaaas, isso não significa que não devamos mais usar protetores solares! Os riscos conhecidos da exposição ao sol são muito maiores do que os riscos potenciais dos filtros solares químicos.
ALTERNATIVAS NATURAIS
Alguns extratos de plantas e seus princípios ativos podem apresentar ação antissolar pois absorvem na faixa do UV, e são alternativas menos prejudiciais à pele e ao meio ambiente. Óleos vegetais ricos em ômega 6 e láuricos protegem a pele contra a radiação.
Alguns dos mais estudados e comprovados são:
Óleo de Semente de Cenoura
Óleo de Semente de Framboesa
Óleo de Buriti
Óleo de Abacate
Óleo de Amendoas
O Natural Bronze da FlowOrgânica possui uma sinergia especial de óleos vegetais ricos em ácidos graxos e vitaminas, que auxiliam não só na absorção de raios solares e bronzeamento natural da pele, mas também na regeneração e nutrição da pele pós sol!
Adquira o seu aqui! https://floworganica.com/produto/natural-bronze/
Recomenda-se que você aplique ele 10 minutos antes de se expor ao sol. Poder ser puro sobre a pele SOMENTE antes das 10hs da manhã e após as 16hs, para obter uma cor dourada e saudável. Entre esses horários, é MUITO importante o uso de filtro solar ANTES do Natural Bronze, para proteger a pele de queimaduras e dos efeitos prejudiciais dos raios UVA/UVB.
Ficou com alguma dúvida? Fala comigo que eu te escuto, no email [email protected]
Beijos ensolarados!
Alice