Os gregos foram os primeiros a reconhecerem o valor dessa planta como auxiliar de emagrecimento, a chamavam de marathon (manter a forma), porque as sementes eram comidas por atletas enquanto treinavam para os jogos olímpicos, para trazer força e longevidade.
Esse óleo essencial é extraído das sementes de Erva Doce (funcho). Sendo assim, podemos compreender que todos os óleos essenciais vindo de sementes, carregam em si a energia vital do começo, da semente que contém a promessa de uma árvore que há de vir.
Suas propriedades físicas incluem inibição de apetite, laxativo suave, antimicrobiano, tônico, carminativo (combate flatulência), antiviral, depurativo (auxilia em casos de retenção de líquidos), estimulante digestivo, expectorante, estimula circulação, emulsiona células de gordura e alivia o inchaço abdominal. Além disso, possui cerca de 77% de um componente químico chamado Anetol, que estimula a produção de estrógeno. Por esse motivo, a o óleo de Erva Doce é um grande aliado das mulheres, em especial aquelas que estão adentrando a menopausa.
Com relação aos efeitos emocionais e vibracionais, Erva Doce resgata a energia vital, estimulando o entusiasmo para o dia a dia, ao mesmo tempo que reduz a tensão e ansiedade.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as emoções não expressadas se acumulam no intestino, por isso a Erva Doce atua nesse órgão, liberando flatulência e constipação, além de estimular a comunicação sem medo ou inibição. Promove confiança, perseverança e abertura para novas ideias! Muito indicado para quem está iniciando um negócio, ou novos projetos.
Nos cosméticos naturais, a Erva Doce é a queridinha do brilho! Deixa os cabelos macios e brilhosos, e a pele macia e reluzente. Tem ação anti-envelhecimento, por previnir o surgimento de linhas de expressão, além de diminuir a retenção de líquidos, a gordura localizada e o apetite.
Encontre o Óleo Essencial de Erva Doce nos nossos produtos:
- Mousse Corporal
- Creme Regeneração Profunda
- DrenoDetox
SEGURANÇA
Não recomendado para gestantes, epiléticos, crianças menores que 5 anos, mulheres com endometriose, câncer no seio ou sistema reprodutivo. Consulte sempre um aromaterapeuta para usar os óleos essenciais de forma segura.
Fontes:
Daiana Petry, Aromaterapia Integrativa; 2019.