Essa manteiga vegetal é valiosíssimas na produção de cosméticos naturais, por sua riqueza em ácidos graxos, antioxidantes, polifenóis e fitoesteróis! O cupuaçu tem se popularizado devido à sua versatilidade em preparação de alimentos, sorvetes, e cuidados naturais com o corpo.
O Cupuaçuzeiro é uma árvore nativa da amazônia, parente do Cacau. A manteiga de cupuaçu é extraída do seu fruto, que é grande e cilíndrico, podendo chegar a 1,2kgs. Quando o fruto está maduro, cai da árvore, e a manteiga é extraída das sementes que ficam no seu interior. Estas podem conter até 45% de óleo. As manteiga é extraída por um processo natural de prensagem a frio, que produz manteigas com mais estabilidade, além de que esse método não produz poluentes e praticamente nenhum rejeito.
A sua composição química inclui:
Áciso graxo oleico (38,79 %); ácido graxo esteárico (38,09 %); ácido graxo palmítico (11,25 %); e ácido graxo araquídico (7,97 %).
Essa combinação de ácidos graxos lhe cofere maior maciês, nesse quesito sendo superior à manteiga de Cacau. O ácido oleico, presente em grande quantidade na manteiga, é um ácido graxo monoinsaturado, que são constituintes das gorduras, e vitais na construção da nossa membrana celular, e estão presentes na epiderme, protegendo-a e formando uma barreira natural contra desidratação. Isso a torna também benéfica em processos de cicatrização.
O polifenol natural da manteiga de cupuaçu age como um antioxidante, que ajuda a destruir os radicais livres, que ocorrem como resultado normal do metabolismo humano e exposição aos raios de sol, poluição e fumaça de cigarro, por exemplo. Os radicais livres são altamente reativos e podem dar início a uma reação em cadeia de danos em suas células, implicando em envelhecimento precoce e até mesmo diversos tipos de câncer. Por isso a manteiga de cupuaçu também constitui um agente anti-idade.
Os fitoesteróis presentes proporcionam um equilíbrio hídrico-lipídico à camada superficial da pele, mantendo sua hidratação e também conferem um efeito calmante e anti-inflamatório, pois ajudam a controlar irritações e inflamações, tais como eczema, psoríase (doença crônica que causa vermelhidão e irritação) e a dermatite (alergia).
A manteiga de cupuaçu pode ser usada nos cabelos, nos lábios e sobre a pele, trazendo umectação, deixando a pele e fios macios, brilhosos e nutridos.
Você já conhecia isso tudo sobre a manteiga de cupuaçu? Incrível, não é? Você pode encontrar ela nos nossso produtos:
- Balm Labial
- Mousse Corporal
Fontes:
DE OLIVEIRA COHEN, Kelly; JACKIX, Marisa de Nazaré Hoelz. Características Químicas e Física da Gordura de Cupuaçu e da Manteiga de Cacau. 2009.